.
Olá Amig@s,
Sou o Fernando Caria
.
Uma ideia sobre Criação
É o processo criativo que me transcende, que se torna compulsivo e pulsatório. As cidades e as ruas assim como as casas são o modelo de transferência de outras personalidades, de outros seres viventes, outras histórias e vontades. Além das origens todas, a arte leva-me sempre para o desconhecido.
A criação dentro da ideia de Consciência pura que testemunha conduz-me a um conjunto de compreensões que na inquietude da existência, se torna causa.
A minha vontade desmedida, qual ambição excessiva no pulsar das origens, das latências e das impermanências.
A Intenção inicial, foi criar o Artecolibri para estabeleçer uma atividade num modelo FineArt para a reprodução de estampas de monumentos, praças, edifícios, paisagens das nossas cidades, realizados a grafite/carvão e a caneta de tinta.
Uma ideia de desenhar Arte, Cultura, História, com base na Cultura de Portuguesa, as suas cidades e vilas e os monumentos que mais gosto. Desde jovem e em diversas fases da vida, desenhei e pintei muitos quadros, quase sempre de casas, ruas e cidades, mas também outros de livre e espontânea expressão artistica.
Mas é no silêncio da contemplação, que a vontade de desenhar, de pensar, de sonhar... me despertam. Se queremos pensar sobre a vida, esta se agiganta na sua transitoriedade, mas como a unica singularidade é o Presente e como a vida é por essência Criação, o melhor é mesmo efetuar trabalho criativo que resulta num dos aspetos da vida mais surpreendentes ...a infinita possibiidade de vermos sair das nossa mente e mãos o desenho da realidade no qual procuramos o abraço, o afago no pretendido reencontro com a vida interior.
" Quando se compôe uma imagem ainda no vazio do papel, quando estamos na maior incerteza e no desconhecido do que vai surgir, do que pode acontecer, então aí, começamos a desenhar e as formas, os tons, as sombras, as cores começam a descer no papel, crescendo cada vez mais, até um momento....em que nos afastamos, para nos aproximarmos ainda mais, para contemplarmos a fonte que nos inspira pelo desenho e nesse espaço interior tudo se desdobra, tudo nos parece infinitamente belo, harmonioso, interligado, num desenho que se vai aproximando do fim, até ao acabarmos e ficarmos retidos por ele, pelo desenho e pela magnitude da criação que acabámos de fazer. Resta-nos só contemplar. Mas é no processo que está a Arte e o prazer da Realização."
:)
Alguns pensamentos sobre a CRIAÇÃO
A imaginação e a criação artística
" A imaginação poética é antes de tudo criação e contemplação, entrelaçados no instante do fazer, do gerar. Com seus milhares de imagens imprevisíveis, a imaginação poética tem um dinamismo próprio, é uma tonificação da vida."
"Com a noção de belo, talvez possam podem ser distinguidos cinco conceitos fundamentais de belo: o belo como manifestação do bem; o belo como manifestação do verdadeiro; o belo como simetria; o belo como perfeição sensível; o belo como perfeição expressiva."
"A arte pode abarcar e permear toda a esfera da experiência humana. Nada no mundo físico ou moral, nenhuma coisa natural e nenhuma ação humana é por sua natureza e essência excluída do domínio da arte, porque nada resiste ao seu processo formativo e criativo. "
" As formas da arte não são formas vazias, elas têm uma função na construção e organização da experiência humana: Viver no domínio das formas não significa uma evasão das questões da vida; ao contrário, é a realização de uma das mais altas energias da própria vida. Não podemos falar da arte como “extra-humana” ou “sobre-humana” sem menosprezar um de seus aspectos fundamentais, o seu poder construtivo na estruturação de nosso universo."
“Cada ser só percebe e penetra verdadeiramente aquilo que ele próprio produziu. A extensão do nosso saber não ultrapassa a da nossa criação. O homem só chega à compreensão na medida em que ele é criador, e esta condição só se realiza plenamente no mundo do espírito e não no da natureza."